shiatsu barbara couto expresso saude

O que é o shiatsu

O shiatsu é uma terapia alternativa baseada na mesma tradição oriental que fez nascer a acupunctura mas onde o terapeuta, em vez de agulhas, usa a pressão com os dedos e estiramentos para estimular os meridianos e os pontos energéticos do corpo. Através do diagnóstico do hara, da face e das costas, o profissional de shiatsu avalia o estado e as necessidades energéticas do corpo do paciente e explica os motivos pelos quais este retém tensões ou dor em certos pontos e se sente mais fraco noutros.

Os principais benefícios do shiatsu

Ao longo da vida vão ocorrendo diversas situações que perturbam o fluxo da energia que percorre os meridianos e isso desencadeia bloqueios, fraqueza, dor, mal-estar, cansaço, doença. O shiatsu conserva o corpo saudável, flexível e equilibrado pois controla essas mudanças de energia que estão na origem de muitas doenças e de muitos desequilíbrios físicos e emocionais.

O tratamento com shiatsu

O tratamento com shiatsu é, assim, particularmente apropriado para:
insónias
dores de cabeça e enxaquecas
dores nas costas
dor ciática
rigidez e tensão muscular
problemas circulatórios
problemas reprodutivos
distúrbios alimentares

A terapia de shiatsu é também altamente benéfica nas situações de: ansiedade
instabilidade emocional
depressão
cansaço

O que acontece numa terapia de shiatsu

A terapia de shiatsu pratica-se no chão, num fino colchão japonês (futon). Durante a terapia, o paciente permanece vestido, devendo usar roupa leve, prática e preferencialmente de algodão (fato de treino ou algo idêntico). O paciente não deve comer uma refeição pesada, nem beber álcool nas duas horas que antecedem a terapia.

A primeira terapia poderá durar até 1h15m e as seguintes até 60min. No final de cada terapia, o profissional de shiatsu dará indicações a cada paciente – exercícios físicos, respiratórios, práticas meditativas e outros – no sentido de este poder manter e prolongar o bem-estar físico e emocional após a sessão.

Já conhece o blog de Bárbara Couto, a especialista em terapias alternativas do Expresso Saúde?

Contacto