terapias alternativas expresso saude

A meditação e o mindfulness

Vivemos tempos acelerados, sempre a correr, agitados, com a cabeça “a mil”! Os nossos pensamentos estão no passado, no futuro, no que podemos mudar, no que vamos fazer, no que gostamos ou não gostamos, no que queremos ou não queremos… estamos esgotados! A vida vai passando e o caos instalado com tudo que temos em mente. Como parar com esta cascata de pensamentos? Como descansar a mente? Como ser feliz?

A psicologia e a psiquiatria recorrem cada vez mais ao mindfulness para ajudar os seus pacientes. As grandes empresas aplicam esta técnica para aumento de produtividade e de força de trabalho. A meditação utilizada no nosso quotidiano transforma-nos e as primeiras mudanças passam por uma maior abertura e confiança, capacidade de reconhecer os pensamentos e motivações dos que nos rodeiam, capacidade de olhar mais claramente para o futuro e analisar as consequências dos nossos próprios actos.

Há um método simples, e complexo ao mesmo tempo, que nos pode ajudar muito a obter mais estabilidade, harmonia e calma mental: mindfulness. Ser mindful é estar no aqui e no agora, é viver no momento presente, com toda a paz e alegria que esse presente nos pode dar. Ser mindful é estar no aqui e no agora, é viver no momento presente, com toda a paz e alegria que esse presente nos pode dar. Ser mindful é ser como uma criança que observa maravilhada o que a rodeia, com os olhos despertos pelo entusiasmo do novo. é possível obter esta serenidade e paz, é possível focar o momento e isso potência tudo: desde a nossa disposição à nossa capacidade de trabalho.

O que acontece numa sessão de meditação

A sessão de meditação inicia com uma pequena explicação teórica seguindo-se um conjunto de exercícios práticos de meditação em acção e meditação estática, com foco em diferentes pontos. Na sessão há ainda espaço para a orientação para a prática pessoal diária e aconselhamento sobre outras questões físicas e emocionais decorrentes da evolução espiritual do aluno.

Já conhece o blog de Bárbara Couto, a especialista em terapias alternativas do Expresso Saúde?

Contacto